Patologias

Enxaqueca

Enxaqueca, também conhecida por Migrânea, é um distúrbio neurovascular crônico e incapacitante, com base biológica que acomete as pessoas geneticamente predispostas.Esse tipo de cefaleia primária pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se mais em adolescentes e adultos jovens e afeta mais as mulheres do que os homens.

Sintomas: O sintoma típico da enxaqueca é uma dor latejante e pulsátil, geralmente unilateral, de intensidade moderada ou forte, acompanhada por náusea e vômitos, hipersensibilidade à luz (fotofobia), aos sons (fonofobia) e a certos odores (osmofobia), que se mantém de quatro a 72 horas e piora com o movimento. Irritabilidade, depressão, agitação são transtornos de humor que podem estar associados às crises de enxaqueca, ou antecedê-las.

Hérnia de disco

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Sintomas: A hérnia de disco pode ser assintomática ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante. Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são: parestesia (formigamento) com ou sem dor; dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.

Cefaleias em geral

Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição frequente, de intensidade variável e características distintas. Ela pode ser classificada, segundo suas causas determinantes, em cefaleias primárias e cefaleias secundárias. Ao primeiro grupo pertencem as dores de cabeça que indicam, ao mesmo tempo, a enfermidade e o sintoma. Ao segundo, aquelas que estão correlacionadas com outras doenças. Por exemplo: infecções bacterianas e virais (sinusite, meningite, encefalite, gripes e resfriados, entre outras) fibromialgia, aneurismas, tumores cerebrais, avc, hipóxia cerebral, lesões cranianas, distúrbios oftalmológicos e do ouvido, etc. Há casos, porém, em que não é possível definir a causa da dor de cabeça.

Sintomas: Existem inúmeros tipos de cefaleias primárias. Os mais frequentes são a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas e a enxaqueca. A cefaleia tensional costuma ser a mais prevalente e pode ser aguda ou crônica. Como o nome diz, resulta da tensão prolongada da musculatura cervical (ao redor do pescoço) e da musculatura ao redor do crânio. Em geral, é uma dor em peso ou aperto, bilateral, de intensidade leve ou moderada, que se manifesta na testa, na nuca ou na parte de cima da cabeça. A duração da crise varia bastante. No entanto, em geral não impede que a pessoa exerça suas atividades rotineiras.

Lombalgia

A lombalgia acontece quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas. No entanto, na maioria das vezes, o problema não é sério. Algumas vezes, a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência.

Sintomas: Há dois tipos de lombalgia: aguda e crônica. A forma aguda é o “mau jeito”. A dor é forte e aparece subitamente depois de um esforço físico. Ocorre na população mais jovem. A forma crônica geralmente acontece entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, porém, é quase permanente.

Lombociatalgias

A lombalgia e a lombociatalgia não são doenças e sim síndromes ou sintomas. A referência de mais de 50 causas diferentes de lombalgias e lombociatalgias dá uma ideia do quanto o tema é um problema difícil e palpitante para as várias especialidades envolvidas no assunto. Além disso, muitos desses problemas continuam sem causas definidas após exaustivos estudos.

Neurites

É uma inflamação que atinge os nervos de forma degenerativa, pode causar a perda do movimento e, em casos mais graves, pode causar a perda de reflexos, atrofia muscular, dores, perda de força ou formigamentos.

Sintomas: Podem ser desenvolvidas em pessoas de qualquer faixa etária, os mais propensos a ter uma neurite são os diabéticos, pessoas que tenham algum tipo de intoxicação, como por exemplo, o alcoolismo e naqueles imuno-suprimidos. Além disso, pode ter como causa, a falta de algum tipo de vitamina, fraturas e/ou infecções como a do vírus varicela, conhecida quando acomete um adulto de Herpes Zoster, que melhora com o tratamento, mas provoca uma sequela extremamente dolorosa, a Neuralgia pós-herpética.

Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Para entender o que acontece, é preciso lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio. Outra característica importante é que eles estão em constante processo de renovação, já que são formados por células chamadas osteoclastos encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas e por outras, os osteoblastos, cuja função e a de produzir ossos novos. Esse processo permanente e constante possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas e explica por que a mais ou menos a cada dez anos o esqueleto humano se renova por inteiro.

Sintomas: A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam. As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Nas fases em que se manifesta, a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.

Pacientes em fase terminal

Os pacientes em fase terminal geralmente não sentem dor e sim uma sensação de desconforto que varia com o quadro clínico do paciente. Devemos dar a estes, um suporte clínico como uma dieta balanceada, hidratação, sono reparador e um suporte emocional, que deverá ser estendido aos familiares.

Polineuropatias

É definida como um distúrbio simultâneo de diversos nervos periférico no organismo todo. Pode ser aguda ou crônica, de desenvolvimento gradativo, e geralmente esta associada a quadros de diabetes, carências nutricionais, intoxicações, acometimentos virais ou neurodegenerativos.

Sintomas: Dentre as manifestações clínicas, as mais relevantes na polineuropatia crônica são o formigamento, a dormência, dor semelhante à de uma queimação e incapacidade de sentir vibrações ou a posição dos membros superiores ou inferiores e das articulações. Geralmente, a sensação dolorosa intensifica-se durante a noite e pode tornar-se mais severa quando a área sensível é palpada ou quando há uma mudança de temperatura.

Dor no Câncer

O câncer em si, não é doloroso. O que impede geralmente seu diagnóstico precoce. O câncer é causador de dor, quando acomete uma estrutura óssea, lesando o Peri-óstio ou quando provoca uma fratura patológica. È também doloroso quando cresce a acomete um órgão ou vísceras, distendendo-os ou comprimindo-os levando a uma inflamação de suas cápsulas (membranas que envolve os órgãos). Para seu tratamento, existem diversas abordagens como: procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia, bloqueios seletivos de nervos com anestésicos ou substâncias neurolíticas, ou mesmo a administração de analgésicos potentes como a morfina ou morfino miméticos, sedativos, anti-epilépticos ou anti-depressivos.

Neuralgia do Trigêmeo

Neuralgia do trigêmeo, ou nevralgia do trigêmeo, ou “tic-doloroso” provoca uma dor absolutamente inesquecível. É uma dor muito, muito forte que pega um lado da face, dura segundos e desaparece. O problema é que ela geralmente volta com grande intensidade, em intervalos de tempo variáveis.

Sintomas: Nas neuralgias do trigêmeo, durante um ou dois meses, a pessoa pode apresentar certa fraqueza para mastigar alimentos duros, um pedaço de carne, uma castanha, mas a mímica da face é preservada. No entanto, quando o problema está associado a alterações de outros nervos cranianos – um tumor que envolva o nervo trigêmeo e o facial, por exemplo – além de dor, o paciente pode apresentar desvio da rima bucal, comprometimento da motilidade do olho e paralisia da face. Nesse caso, o diagnóstico inclui um conjunto de sinais e sintomas que não se restringem à neuralgia do trigêmeo.

Úlceras de Perna – Decúbito

As úlceras de decúbito estão associadas com compressão do corpo contra o leito, diminuindo a irrigação da pele e sub-cutâneo de uma região do corpo. Para preveni-las esta indicado a mudança de posição do paciente em períodos de 3/3 hs., o uso de colchões próprios como os de ar, água ou “casca de ovos” As úlceras de perna estão associadas geralmente à um quadro hipertensivo e artério-esclerótico, que geralmente provocam uma diminuição da irrigação do membro, provocando a diminuição da oxigenação com conseqüente necrose tecidual.

Úlcera Crônica

Úlceras crônicas são freqüentes em idosos com problemas circulatórios graves ou diabetes. Se a circulação não é adequada, ocorre o comprometimento da irrigação da pele e isso dificulta a cicatrização. Às vezes uma ferida pode demorar mais de dez anos para fechar. Com a circulação ruim, o antibiótico tem dificuldade para chegar e combater as infecções que quase sempre surgem.

Sintomas: Os sintomas relacionados às ulceras variam com o quadro clínico. Às vezes são assintomáticas, outras proporcionam um dor intensa, de difícil tratamento, tendo em vista que a má circulação não permite que as medicações usadas atinjam o local, que estando mal oxigenado, proporciona a necrose dos tecidos.

Herpes Simples

É uma infecção viral comum que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios ou dos genitais, podendo aparecer em qualquer lugar do corpo.

Sintomas: Pequenas bolhas, aftas ou úlceras geralmente na boca nos lábios, nas gengivas ou nos genitais.

Herpes Zoster

Herpes é uma doença identificada, na maior parte das vezes, pelas vesículas que aparecem nos lábios e que algumas pessoas chamam inadequadamente de febre intestinal. Essa lesão caracteriza o herpes simples que pode acometer também os genitais e mucosas em geral.

Sintomas: Os primeiros sintomas são uma sensação de formigamento e dor no lugar onde vão aparecer as lesões e, em alguns casos, febre baixa no primeiro dia. Depois, começa a aparecer vermelhidão no local afetado e só então eclodem as bolinhas com água, ou seja, as vesículas contendo o vírus.

Dor Osteomuscular

Dor originada de comprometimento dos ossos musculares e ligamentos.

Dor e depressão

A percepção da dor (da-se) no cérebro, e os neurotransmissores responsáveis por esta percepção, parece ser os mesmos responsáveis pela percepção do humor e estado de ânimo.

Procedimento

• Clínico Geral
• Bloqueio Simpático da Cadeia Lombar
• Bloqueio Cervico Torácico
• Bloqueio de Nervo Periférico
• Estimulação Magnética Transcrâniana
• Estimulação Eletríca Cerebral com Corrente Contínua.
• Ozonioterapia, Tratamento Bio- Oxidativo.